quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TRATAMENTO DAS DORES ORO-FACIAIS COM ACUPUNTURA

As dores deste tipo sempre foram causa de preocupações da nossa profissão. Além do tratamento direto do caso, usamos sempre de artifícios variados, como infra vermelho, bochechos, aplicações locais de medicamentos, bem como infiltrações de produtos alopaticos como corticóides, além de usarmos medicamentos por via oral ou injetáveis.
Isto muitas vezes não trazia bons resultados, porque o paciente não era sensível a esses tratamentos, podendo ainda apresentar quadros alérgicos, porque sua energia estava desequilibrada, o que podemos comprovar com a Acupuntura que é uma ciência oriental em que ACUS – agulha, por intermedio da PUNTURA – picada consegue equilibrar a energia e tratar o paciente.
A mesma equilibra um sistema de forças ou energias chamadas Inn e Yang; no seu desequilíbrio trazem a doença. Temos os chamados pontos de Acupuntura, que são pontos com energia própria e características diversas como sejam: Tonificação, em que o ponto “aumenta” a energia desequilibrada de um órgão com falta de energia. Sedação, onde o ponto confere uma “diminuição” do excesso de energia de um órgão, equilibrando-o. Há também pontos chamados de “alarme” da patologia do órgão.
Unindo os pontos de Acupuntura vamos obter Linhas Energéticas ou Meridianos de Acupuntura que carregam a energia para tratamento das Dores Oro-Faciais. Assim, temos que alguns meridianos são mais usados na nossa profissão. São: Intestino Grosso, Intestino Delgado, Estômago, Vesícula Biliar, Vaso Governador e Vaso Concepção.
Nos casos de Nevralgias de Trigêmio, usamos principalmente os pontos do meridiano do Intestino Grosso que vai do dedo indicador até a face, colocando agulhas ou raio laser nos pontos 1, 2, 3, 4, desse meridiano, podendo usar-los também para gengivites, dores dentárias simples, pulpites e Analgesia por Acupuntura.Quando fazemos uso deste procedimento não usamos medicamentos, mas tão somente a técnica dos meridianos, evitando assim possibilidades de alergias ou choques Anafiláticos, porque alguns pacientes ás vezes nem sabem se são ou não alérgicos.
O meridiano do Intestino Delgado cuida muito das dores das mãos dos Dentistas (Ler, Dort) e das Periodontopatias, pontos 1, 2, 3.
O meridiano do Estômago que tem muitos pontos localizados na face, cuida principalmente da energia (ponto 36), do Trismo, Paralisias Faciais.
O meridiano da Vesícula Biliar está diretamente ligado pelo seu ponto numero 41 a todo tipo de periodontite.
O Vaso Governador pelo seu ponto numero 26 trata de muitas desordens Oro-Faciais, e é principalmente útil nas Analgesias da Boca.
O Vaso Concepção por seu ponto numero 24 que fica na região do mento cuida de Lipotimias Físicas e Psíquicas.
Fazendo parte ainda dessa matéria, temos a considerar a Auriculoterapia , que tem pontos com resultados muito rápidos no tratamento da Dores Oro-Faciais.
Assim o ponto chamado Shen-men (porta da felicidade) trata desde dores de dentes, gengivites, desequilíbrios energéticos, neurastenia, dores nas mãos dos Dentistas (Ler, Dort), praticamente todas as patologias da região da Face e Boca, como também ajuda a promover a analgesia para cirurgias dentarias.
Outros pontos tem funções parecidas, como o SNV (Sistema Neuro-Vegetativo) que trata também de desequilíbrios mastigatórios e “tiques nervosos”.
Existem pontos como o Zero que serve para Relaxamento e para Trismo.
Temos outros como os relacionados à coluna Cervical, Dorsal e Lombar que influem diretamente na mecânica da Articulação Temporo Mandibular.
O ponto do Rim vem tratar as patologias ligadas à mobilidade dentaria, porque cuida dos ossos em geral; serve para tratamento de osteoporose com reflexos nas estruturas ósseas dos maxilares incluindo a parte funcional da articulação temporo mandibular onde vai aumentar a sua memória relativa a um anterior estado de equilíbrio.
O ponto do Fígado trata os problemas musculares em geral, tanto da própria articulação, seus músculos interessados, bem como dos músculos e tendões do braço do Dentista com tendinites.
Sua ação na metabolização de proteínas faz com que aumente a imunidade da gengiva às infecções.
Juntamente com o ponto do Pâncreas vai atuar no tratamento de diabetes tipo I e II tanto no seu aspecto patológico próprio como nas suas derivações patológicas quando provoca uma diminuição na micro circulação periférica do dente conferindo-lhe um progressivo aumento de mobilidade.
Não podemos nos esquecer de pontos como o da subcortex que serve para um equilíbrio hormonal bem como o de glândulas de secreção interna que atuam isolada ou conjuntamente no tratamento de periodontopatias com sua origem ligada a esses elementos de energia.
Temos a considerar na aurícula ainda, pontos para tratamento para qualquer dor facial, cefaléias, enxaquecas representados por: Córtex occipital, occipital, frontal, seios maxilares e shen-men.
Quando vamos tratar de mau hálito, pesquisamos a origem: se ela se encontra nos dentes, gengiva, secura da saliva, sinusite, amigdalite, vias digestivas, vamos ter fórmulas prontas para cada tipo de causa.
Assim lembrando dos pontos dos meridianos e associando com os pontos da aurícula, vamos ter excelentes resultados.
Como exemplo, citamos:
Hiperestesia dentinaria tratamos com os pontos 1, 2, 3, 4, do Intestino Grosso e shen-men; se o paciente é agressivo, acrescentamos o ponto 8 do meridiano do Fígado, se é nervoso, o 36 do Estômago, se é ansioso, o Vaso Concepção 12 e se apresentar uma salivação exagerada o 41 do Estômago
Como citação, resta-nos lembrar dos pontos das cicatrizes tóxicas situados na aurícula , que representam uma perturbação da Articulação Temporo Mandibular, bem como uma dor ocular e cefaléias, provocados por raízes de dentes abandonadas sem tratamento há pelo menos 03 anos, quando então conseguimos um bom resultado eliminando essas infecções com pontos de acupuntura como o 36 do Estômago e das referidas cicatrizes.
Material usado para a técnica da Acupuntura;
Usamos agulhas normalmente na medida 0,25X30mm, de aço, para tratamentos sistêmicos e pequenas agulhas de 1,8mm, para tratamentos auriculares.
Para tratamento e analgesia podemos usar a técnica manual ou eletrônica, inclusive com laser.
Vantagens da Analgesia por Acupuntura em Odontologia:
- Pode ser usada em casos de pacientes com alergias ou que já tiveram choque anafilático.
- Não traz problemas para os cardiopatas.
- Não necessita entubação e conseguimos a diminuição das secreções brônquicas,
- Controla tanto a falta de saliva quanto o excesso da mesma.
- Ao mesmo tempo que produz anestesia, faz já o tratamento das patologias quais sejam ronco, apnéia, dispnéia, baixa imunidade, com as consequentes gengivites, amigdalites, herpes simples ou zoster, micoses labiais, do angulo da boca.
- Não tem ação nocivas sobre as funções musculares.
- Não causa qualquer modificação importante sobre a pressão arterial estável, mas controla-a quando desequilibrada, o que se pode conseguir imediatamente em casos de urgência aplicando uma agulha auricular atrás da orelha do paciente.
- A hemostasia é melhor quando se usa este método.
- Quando se faz o pré operatório com a técnica citada, conseguimos uma cicatrização muito mais eficiente.
- O paciente se mantém consciente durante a intervenção, o que não acontece quando se usa anestesia geral.
- A analgesia permanece durante mais tempo após a intervenção, sendo que podemos controlar a dor por mais de 24 horas colocando agulhas auriculares nos pontos prescritos.
- Quando se usa Acupuntura pode se associar a esse tratamento a Homeopatia e os Florais.
Como complementação temos a considerar alguns fatores:
1- A acupuntura não pretende substituir a odontologia e a medicina tradicional. Ela vem complementar.
2- Vem a mesma aproveitar o reflexo víscero cutâneo, ou seja, a relação entre os órgãos internos e a pele, pelos seus pontos de acupuntura.
3- Muitos profissionais, dentistas e médicos, queriam ignorar a acupuntura, mas agora não é mais possível.
Anais do 15° Conclave Odontológico Internacional de Campinas
ISSN 1678-1899- n.104 - Mar/Abr - 2003
4- Tínhamos sempre que recorrer a bibliografias chinesas, francesas, japonesas e isto vinha sendo uma barreira para o ocidente, mas agora não, porque já temos algumas obras em português.
5- Porque acupuntura em Odontologia? Por que é a hora da dentista assumir o seu papel na história da cultura oriental.
6- Quem faz acupuntura? Todos nós, dentistas médicos, veterinários. As escolas de bom nível vem formando ótimos profissionais.
7- O profissional que tem uma visão holística é o novo dentista, que tem o que contar para seus clientes, e tratá-los com a mais “nova” e eficiente técnica.
8- O enfermo na odontologia e medicina vem de uma desanimada procura de novas soluções.
9- Tanto no consultório como na cirurgia hospitalar, o dentista vai atuar melhor (pré operatório e pós operatório).
10- Que resultados se pode esperar? Os melhores e mais modernos, por que com a acupuntura vamos tratar de intolerâncias a medicamentos, alimentos e tratamentos tradicionais.
11- O tao- o su wen diz que é o universo, o princípio, o todo e se pode chegar a ele por uma respiração dirigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário