sábado, 22 de outubro de 2011

Obesidade e Flacidez

Obesidade e Flacidez 
   Além de prejudicar consideravelmente a estética, a obesidade, o que é muito mais grave, perturba todo o metabolismo orgânico, conduzido a inúmeras complicações, tais como: reumatismo crônico, gota, nefrite, enfermidade dos vasos sanguíneos, arteriosclerose, diabete, hipertensão, distúrbios hepáticos, tendência a transtornos cardíacos, etc.
   Para evitar todas as afecções que podem originar e curar definitivamente a obesidade, o tratamento dietético, coadjuvado pela hidroterapia, ginástica ou yoga, fitoterapia ou homeopatia, massagens e automassagem é alicerçado na consciência de que o organismo merece e deve ser respeitado, sem lançar mão qualquer tipo de droga milagrosa, resolve perfeitamente este problema.  
1. DIETOTERAPIA: maioria das pessoas que sofrem de obesidade daria tudo para que se inventasse um remédio que permitisse consumir-se ilimitadamente qualquer tipo de alimento sem engordar. O que realmente incomoda é o fato de se estar gordo e, portanto, em desacordo com os padrões estéticos vigentes. Poucos parecem importar-se com os erros dietéticos que podem estar comendo, às vezes tão catastróficos que desequilibra todo o metabolismo, conduzindo a diversas enfermidades orgânicas e a distúrbios neuropsíquicos. 
2. HIDROTERAPIA: todas as técnicas hidroterápicas destinadas a estimular o metabolismo, a circulação e a eliminação de toxinas – desde a sauna, banhos de assento e lavagens completas de água fria até as duchas gerais ou locais – podem constar do tratamento global da obesidade. Este método, conjugado a um regime alimentar apropriado, à prática de ginástica e esportes e às administrações de argila ou de preparações fitoterápicas, colaboram no processo de emagrecimento e, mais do que isso contribuem para a restauração do equilíbrio orgânico integral. 
3. MASSAGEM: por estimularem a circulação sanguínea, favorecem a eliminação de toxinas, combatem a flacidez muscular e a celulite e promoverem o relaxamento total do corpo, proporcionando, assim, benefícios físicos e mentais, as massagens são de grande ajuda nas curas de emagrecimento. Para gozar de seus benefícios, aconselha-se recorrer a um profissional competente que possa programá-las e executá-las da maneira mais adequada, de acordo com as necessidades de cada um. 
4. FITOTERAPIA: embora as preparações a base de plantas medicinais não possam isoladamente levar a cura da obesidade, auxiliam bastante no processo de emagrecimento, atuando beneficamente sobre as funções digestivas e de eliminação.Dentre elas, destacam-se especialmente as seguintes:
4.1 Abacaxi (Ananas sativus) - Cura pelo abacaxi: durante 48 horas seguidas, consumir apenas abacaxis maduros, para obter uma perda de peso de cerca de dois quilos.
4.2 Alcachofra (Cynara scolymus) - Decocção: ferver, por 14 minutos, 50g de folhas de alcachofra em um litro de água. Filtrar o líquido, acrescentando suco de limão, e beber três xícaras por dia.
4.3 Cerejeira (Prunus cerasus) - Decocção: ferver um litro de água com 50g de pedúnculos de cerejas, por dez minutos. Beber três xícaras do líquido filtrado e misturado com suco de limão por dia.
4.4 Malva (Malva sylvestris) - Decocção: ferver 25g de folhas frescas e tenras de malva em ½ litro de água, por cinco minutos. Beber o líquido filtrado pela manhã, em jejum, prolongar o tratamento por 30 a 40 dias. Produz resultados surpreendentes.
4.5 Milho (Zea mays) - Decocção: ferver, em um litro de água, 80g de estigmas (cabelos) de milho, por dez minutos. Beber três xícaras do líquido filtrado por dia.
4.6 Trigo (Triticum sativum) - Cataplasma: para uma cataplasma de 40cm², misturar três colheres (sopa) de farelo de trigo com igual quantidade de algas. Ir despejando pouco a pouco água quente até obter uma pasta espessa e homogênea. Em seguida, acrescentar 30 gotas de essência de tomilho-vermelho, 30 de sálvia, 15 de limão e 15 de sassafrás (todas a venda em estabelecimentos especializados). Estender a pasta sobre um pedaço de papel alumínio e recobrí-la com uma gaze fina, que se manterá fixa dobrando-se as bordas do papel. Aplicar a cataplasma nas regiões onde há maior acúmulo de gordura, uma vez por dia. 
5.ACUPUNTURA: de acordo com a concepção energética da Medicina Chinesa, podemos classificar a obesidade sob duas formas:
1. Obesidade por excessivo consumo alimentar. Geralmente uma Obesidade de origem alimentar, em pacientes, que não apresentam alterações evidentes, sendo a única etiologia encontrada a bulimia, mais ou menos evidente, sendo ela por vezes a conseqüência de uma angústia , sendo a causa da energia mental.Esta desordem, tem como origem por vezes, uma reação conflituosa ou permanente no seguimento de uma predisposição familiar ou de uma relação parental desequilibrada. Qual o tratamento instituído para uma Obesidade de Origem Alimentar?Assim sendo, deveremos agir sobre pontos que regem o mental, a energia mental, quer dizer, com as energias do Coração e do Mestre do Coração, de onde teremos um centro de informação dos pontos que deveremos tratar.No caso desta obesidade, a etiologia enquadra-se no apetite que o paciente manifesta, teremos então que, para diminuir o apetite, agir sobre determinado movimento, com ênfase para a dispersão de determinados Meridianos que regem esta função. Temos que dispersar o Triplo Aquecedor médio  responsável pelo apetite. 
Tratamento:
RM12-Zhongwan – Harmoniza Aquecedor Médio.
E36-Zusanli –Tonifica Qi de Nutrição.
RM4-Guanyaun – Harmoniza Aquecedor Inferior, fortalece Aquecedor Médio.
PC6-Neiguan - Harmoniza o Tripo Aquecedor, acalma o Shen.
C7-Shenmen – Harmoniza o Shen.
DM20-Bahui – Acalma o Shen e as Emoções.
BP6 - Harmoniza o Baço, que origem do Transporte/Transformação, extrai a Essência dos alimentos. 
2. Obesidade por perturbações energéticas do Triplo Aquecedor, dos Yang e Yin dos Rins, que de acordo com a Medicina Ocidental, enquadrar-se-ia, na Obesidade Endócrina.  Nestas Obesidades há, com efeito, uma perturbação do Triplo Aquecedor. O Triplo Aquecedor Inferior (logo dos Rins), que se repercutem no Triplo Aquecedor Médio e Superior, responsáveis, pela formação e manutenção de energias importantes para o bom funcionamento do organismo.Em conseqüência de um mau funcionamento deste, teremos como reação, uma estagnação hídrica, ao nível dos Rins e do Fígado. A estagnação hídrica apresenta outras repercussões, provocando também um aumento da massa sanguínea, e uma estagnação de uma energia importante, chamada energia Rong (energia alimentícia).Mais tarde, essa mesma repercussão efetua-se ao nível do Triplo Aquecedor Superior, levando a uma diminuição da produção de energia. Resultando assim, um aumento da relação dos Líquidos Orgânicos-Energia, e em conseqüência um aumento das relações Sangue-Energia, Energia Yong-Energia Wei, por diminuição da energia em geral, e em particular, da energia responsável pela proteção do organismo, a energia Wei. Neste caso em que a obesidade, deriva de fatores endócrinos, o tratamento se trata de uma alteração ao nível do metabolismo do Triplo Aquecedor, tanto Superior, Médio como Inferior, temos que numa primeira fase, tonificar esta função, e estimular a função energética dos Rins, para assim facilitar a diurese, acentuando o tratamento ao nível da tonificação do Yin do Rim e desta forma tonificamos também o Triplo Aquecedor. 
Tratamento:
RM3 - Harmoniza Aquecedor Inferior.
RM4-Guanyaun – Harmoniza Aquecedor Inferior, fortalece Aquecedor Médio.
RM6-Qihai – Harmoniza o Aquecedor Inferior.
RM9-Shuifen – Promove a diurese, ponto de comando do equilíbrio da Água do corpo.
E36-Zusanli –Tonifica Qi de Nutrição.   
R3-Taixi – Harmoniza a via das Águas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário