quarta-feira, 26 de outubro de 2011

As Artes Corporais Chinesas: Por Quê Praticá-las?

Apesar de não serem tão divulgadas como merecem, as artes corporais chinesas também podem ser praticadas com o foco único de prevenção de doenças, através do equilíbrio do Qi. 

“Realizar as artes corporais chinesas significa caminhar no sentido de uma grande realização individual, tendo maior consciência do que somos, do que precisamos, e de que forma podemos viver todas as situações da vida com um mínimo de desgaste, tanto físico quanto emocional. É aprender a cuidar de si”
Na atualidade, o acesso às mais variadas práticas corporais está bastante facilitado, desde as que privilegiam o corpo físico até aquelas que privilegiam o despertar espiritual, e por isso talvez tenhamos muitas dúvidas sobre a escolha de determinado exercício.
- Haveria um exercício mais adequado para o meu caso?
É a pergunta que todos fazem.
Nem sempre temos uma resposta fácil para esse questionamento, e é necessário conversarmos com profissionais competentes, com a formação correta, e que possam sanar nossas dúvidas.
No caso das artes corporais chinesas, existem da mesma forma várias categorias de exercícios: para conservar a saúde, para curar, também os marciais e aqueles para despertar o desenvolvimento espiritual. 
Apesar da existência de vários tipos de exercícios, há características inerentes às práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa e que estarão presentes em nosso trabalho ao realizá-las:

a) Não é preciso ter uma saúde perfeita para a execução da maior parte dos exercícios. Se temos o auxílio de um bom professor, este irá orientar-nos de acordo com a nossa capacidade física, indicando de que maneira devemos nos movimentar e o que pode ser desenvolvido;
b) Ao realizarmos as artes corporais chinesas, precisamos entender, desde o início, que trabalharemos com uma educação dos sentidos e uma educação para a vitalidade. Por isso, estar atentos ao que fazemos durante a prática torna-se fundamental, pois permitirá uma sensação de integração com todos os elementos do universo e com nosso próprio organismo;
c) Com o passar do tempo de prática, verificamos que o trabalho com as artes corporais chinesas nos leva à percepção de um centro, um eixo corporal, que nos auxilia em nosso maior equilíbrio físico e emocional. Por isso é necessário enraizar-se, soltar os pés no chão, gerando estabilidade nos movimentos e clareza de propósitos. Um corpo alinhado nos permite crescer a partir de dentro (pense na imagem das raízes fortes de uma árvore, que permitem o seu crescimento calmo e vigoroso);
d) Nas artes corporais chinesas, aprender e praticar é sempre uma grande alegria, o que nos permite relaxar, unindo as polaridades Yin/Yang em nosso corpo e cultivando a vida;
e) As práticas corporais chinesas devem tornar-se parte de nossos hábitos cotidianos, para que possamos realmente desfrutar de seus benefícios.
Realizar as artes corporais chinesas significa, portanto, caminhar no sentido de uma grande realização individual, tendo maior consciência do que somos, do que precisamos, e de que forma podemos viver todas as situações da vida com um mínimo de desgaste, tanto físico quanto emocional. É aprender a cuidar de si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário