quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Aplicações Terapêuticas dos Alimentos na Obesidade

Acredita-se que a obesidade é uma doença causada pelo consumo excessivo de alimentos ou calorias, mas, desde o ponto de vista energético não é exatamente assim. A obesidade é um disturbio metabólico-energético que provoca acumulações. O problema não é comer muito mais sim dispor da energía suficiente para metabolizar o que se come. Algumas pessoas comem muito e não engordam, porque eles contam com um metabolismo ativo e eficaz. Pelo contrário, alguma pessoas comem pouco e sofrem de obesidade,  a razão disso é uma inoperância de seu metabolismo, a debilidade de seu fogo interno para poder digerir bem os alimentos e a eliminação dos residuos.

Para tratar esse distúrbio, mais do que controlar as calorias consumidas, devemos optar por uma dieta que aumente a vitalidade do organismo, consequentemente o fogo interno e o metabolismo. Podemos comparar o “fogo digestivo” com uma panela onde se cozinham os alimentos, se o fogo não é o suficientemente quente não cozinhara adecuadamente  os alimentos e deixara residuos. Por esse motivo muitas pessoas afirmam não comer muito e engordam, porque sua força digestiva é carente e não conseguem metabolizar bem os alimentos e eliminar os residuos.

O consumo excessivo de alguns alimentos propiciam o acúmulo de substâncias em determinadas partes do corpo, por exemplo a proteína animal se acumula na parte baixa do corpo ( pernas, coxas, culotes) ,se fixam muito aos tecidos e são dificeis de eliminar. Os doces, alimentos elaborados com farinhas, cremes, mateigas, refinados se acumulam na parte alta no corpo. Um exemplo para deixar bem claro este conceito é colocar em um copo com água um pedaço de carne , ele irá afundar; e se colocarmos uma colher de creme no copo de água ele irá flutuar. Por este motivo as dietas devem ser personalizadas.

Um ponto importante a ter em consideração é que para perder peso de forma adequada deve-se realizar uma dieta de forma progressiva. As gorduras acumulam residuos e toxinas (além de metais pesados e dioxinas)  se eliminados rapidamente numa dieta “milagrosa” podem deixar esses residuos no nosso organismo, entrando na corrente sanguinea e em zonas vitais. Aconselho não perder mais de 3 a 4 quilos por mês. Alimentos que estimulam o fogo digestivo:

- Missô, quinoa e Aveia tomado em forma de creme.
- O arroz integral é um alimento muito equilibrante, alem das propiedades nutricionais que possui.
- Caldo de verduras tomado antes das refeições.
- Evitar os alimentos crus como as saladas, frutas e verduras elas diminuem o fogo digestivo, melhor cozidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário