sábado, 22 de outubro de 2011

Acupuntura no tratamento da celulite, gordura localizada e obesidade

Acupuntura é uma das formas de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que vem se tornando uma forte aliada no tratamento de problemas como celulite, gordura localizada e até obesidade.
Essa técnica milenar tem sido largamente empregada na atualidade a partir do momento que em que o conceito de saúde passou a ser harmonia entre corpo, mente e espírito.
Através da observação a Medicina Chinesa conseguiu verificar a relação entre o comportamento humano (estado emocional, hábitos alimentares, adaptação ao clima) e o equilíbrio das funções vitais. Portanto não há como desconsiderar a estética desse processo de harmonia numa visão mais completa do ser humano, já que ela interfere no emocional.
O tratamento consiste na aplicação de finíssimas e pequenas agulhas de metal em pontos específicos (chamados “acupontos”) na pele. Dessa forma é possível prevenir e tratar doenças, dores ou outras desordens do corpo atuando inclusive na causa e não somente nos sintomas do problema.
Existem outros recursos terapêuticos complementares no tratamento da acupuntura como: auriculoterapia (estimulação de pontos na orelha através de esferas, agulhas e sementes), laser, eletroacupuntura, talassoterapia (uso de algas), moxabustão (erva artemísia) e produtos naturais como pó de pérola, calêndula, etc.
Depois de realizado o diagnóstico das disfunções energéticas que ocasionam a celulite, a gordura localizada e a obesidade entram em cena as técnicas específicas que combatem esses problemas.

Celulite  – os benefícios do método incluem melhora da circulação linfática e sanguínea, aumento da oxigenação dos tecidos e diminuição da flacidez local. As sessões devem ocorrer no mínimo duas vezes na semana e depende da extensão e do grau da celulite. A princípio são usadas agulhas por onde passarão as correntes de um aparelho de eletroestimulação. Depois é utilizado o ultrassom o estético e por último uma massagem tecidal leve e suave com óleos especiais que potencializam os resultados. O resultado aparecem de 1 (um) a 2 (dois) meses e estão relacionados ao grau  e extensão da celulite, sedentarismo, uso de medicamentos, fatores hormonais, obesidade e stress.






Gordura Abdominal – a técnica permite verificar resultados em cada sessão comprovando a redução de medidas na região abdominal e da flacidez local. Com o auxílio de uma fita métrica são retiradas medidas da cintura e abdômen superior e inferior antes e depois da aplicação da técnica. As sessões são realizadas duas vezes por semana e incluem ventosaterapia, manta térmica, bambuterapia na região abdominal e depois se aplicam agulhas e eletroestimulação. Após esse processo inicia-se uma massagem suave na região abdominal  por 15 (quinze) minutos,  também com óleos especiais.


Obesidade – a Acupuntura no combate a obesidade tem proporcionado resultados satisfatórios  permitindo a perda de peso de maneira harmônica e equilibrada energeticamente.
As sessões consistem na aplicação de agulhas em locais específicos e ainda o uso de eletroestimulação ou moxa de acordo com avaliação do profissional. A auriculoterapia também é usada para maximizar os resultados. O prazo do tratamento é variável pelo menos 3 (três) a 6 (seis) meses.
Três fatores são fundamentais no tratamento da Obesidade: dietoterapia, acupuntura e atividade física. De forma isolada esses fatores não funcionam!
Alguns fatores podem interferir no emagrecimento como: alterações do funcionamento da glândula tireóide, fator genético, metabolismo basal lento.
Os benefícios observados incluem a diminuição do estresse e ansiedade, melhora da digestão e do funcionamento intestinal, diminuição da compulsão alimentar. Dessa forma a atuação da acupuntura ocorre não somente por aumentar o metabolismo, mas também por melhorar estado emocional e psicológico do paciente. E o melhor tudo isso: sem medicamentos ou efeitos colaterais indesejáveis. Perda de peso com qualidade de vida!

Um comentário: